Renavam 2020 RJ: consulta, valor, tabela, como pagar – (DETRAN RJ)

RENAVAM é a sigla utilizada para “Registro Nacional de Veículos Automotores”. Assim como uma pessoa física possui RG e CPF, o RENAVAM funciona de forma semelhante a esses registros, pois o código mostra exatamente informações que estão no cadastro do veículo.

Vamos a seguir encontrar como consultar e utilizar o código RENAVAM em 2020 no DETRAN do estado do Rio de Janeiro.

O Que é Renavam

O Que é Renavam

Geralmente, fazemos uma pequena confusão e chamamos de RENAVAM o código numérico, porém RENAVAM é o registro onde são unificadas as informações do cadastro dos veículos, enquanto a sequência numérica é o código utilizado para acessar essas informações.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) informa que é o DENATRAM o órgão que organiza e mantem esse registro. Desde 2013, esse código possui 11 dígitos e não mais 9, sendo essa mudança válida apenas para os veículos fabricados após sua implementação. Se você for preencher algum sistema online que aceita apenas códigos de 11 dígitos, acrescente dois zeros à frente do número.

Porém, não devemos confundir esse código com o chassi do veículo, já que o chassi é justamente um desses dados que podemos consultar através do RENAVAM. Lembre-se que chassi é o nome da estrutura suporte do veículo.

Para que serve o código Renavam

Ao realizar a venda de um veículo, o proprietário tem 30 dias para comunicar e comprovar a venda ao Detran. Caso você seja o comprador, verificar os dados pelo RENAVAM é uma importante etapa.

Segundo a Portaria Nº 65/2002 do Departamento Nacional de Trânsito, podemos consultar a partir do RENAVAM:

I – dados do veículo:

  • a) chassi;
  • b) placa;
  • c) RENAVAM;
  • d) marca/modelo;
  • e) ano de fabricação;
  • f) Unidade da Federação – UF;
  • g) município;
  • h) tipo de veículo;
  • i) cor;
  • j) combustível; e
  • l) ano modelo.

II – restrições;

III – débitos:

  • a) IPVA;
  • b) seguro; e
  • c) multas.
  • IV – registro de roubo ou furto.

Onde encontrar o código

O Que é Renavam

Você pode encontrar esse código em dois documentos: no Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), emitido sempre que é pago a taxa de licenciamento anual. 

Onde usamos o código Renavam

Ao comprar um novo veículo, solicite ao seu antigo dono dados como o número do RENAVAM, a placa do veículo e o CPF do proprietário. Com essas informações, você pode obter os dados que o RENAVAM pode informar.

Para isso, com o CPF do proprietário, acesse o Portal de Serviços do Denatran. Outra maneira é acessando o site do Detran do estado em que o veículo está registrado.

Como mostra a imagem, faça seu cadastro criando uma conta do Brasil Cidadão no site do Governo Federal.

Depois, você terá acesso ao Portal de Serviços, preencha as lacunas com o código RENAVAM, a placa do veículo e o CPF/CNPJ do proprietário atual.

Caso o veículo esteja registrado no Rio de Janeiro, você pode acessar os serviços que serão discutidos abaixo através do site  http://www.detran.rj.gov.br/

No link a seguir, você pode consultar as multas do veículo com o RENAVAM: http://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=11&tipo=consulta_multa

Além disso, você também pode ir até uma unidade do DETRAN ao invés de realizar essas consultas online.

Empresas privadas conseguem consultar os dados disponíveis do RENAVAM apenas com a placa do veículo.

Serviços que utilizam o Renavam

Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) e o próprio licenciamento utilizam o código para serem pagos e consultados.

DPVAT

No caso do DPVAT, consulte: https://pagamento.dpvatsegurodotransito.com.br/

Preencha após acessar o link todos os dados nas lacunas. Com isso, você irá conseguir emitir a guia de pagamento do Seguro DPVAT. Após realizar isso, você pode efetuar o pagamento em um dos bancos abaixo:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal (CEF);
  • Itaú;
  • Santander.

O valor pode variar, segue abaixo a tabela de preços:

IPVA

O IPVA 2020 no estado do Detran Rio de Janeiro e o Licenciamento deve ser consultado também pelo site do DETRAN http://www.detran.rj.gov.br/

Para consultar o IPVA, acesse o link acima. Após isso, no menu superior, clique em “veículo”.

No Menu veículo, localizado no lado esquerdo da página, passe o mouse em cima do box que está escrito IPVA em clique em “Consulta”.

Ao acessar a nova página, vá para a parte escrita “tributos” e clique em “pague agora”

Licenciamento

Para pagar a taxa de licenciamento, siga a seguir o passo a passo:

  1. Primeiro, emita a GRT no valor de R$ 202,55 no site https://pagamento.dpvatsegurodotransito.com.br/ e pague o boleto em qualquer banco.
  2. Após o valor ser pago, você deverá realizar um agendamento pelo site http://www.detran.rj.gov.br/_agendamento.eletronico/renavam/menu09.asp.
  3. Selecione “licenciamento anual” e preencha os dados da nova página.

Você também pode realizar esse agendamento através do telefone 3460-4040 ou 3460-4041 para a Região Metropolitana e 0800 020 4040 ou 0800 020 4041 para o interior.

Depois de realizar então o agendamento, você poderá ir buscar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) na unidade de sua preferência, levando o CRLV do último licenciamento ou o CRV eum documento de identificação original.

Para ficar por dentro das datas do licenciamento, consulte sempre no site oficial do DETRAN RJ.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.9
Total de Votos: 10

Renavam 2020 RJ: consulta, valor, tabela, como pagar – (DETRAN RJ)

Deixe um comentário