IPVA 2020 RJ – Consulta, Tabela, Como pagar – (DETRAN RJ)

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é cobrado todos os anos pelos governos estaduais e deve ser pago de acordo com um calendário e valores definidos pelo DETRAN.

O IPVA 2020 RJ permite que o condutor de automóvel ou motocicleta possa circular pelas ruas e rodovias de maneira regular, sem quaisquer problemas junto aos órgãos competentes de fiscalização. Isso porque, o não-pagamento do imposto impede que o veículo possa circular por qualquer rodovia do Brasil. Caso seja parado em uma blitz, por exemplo, poderá ser guinchado pela autoridade competente.

Parte do valor arrecadado fica no município de origem, para investimentos na cidade, e parte vai para o Estado, que deve investir na saúde, na educação e na melhoria na infraestrutura das vias.

Como já mencionado, o DETRAN RJ é o responsável por definir a alíquota do IPVA todos os anos e a expectativa é de que haja uma redução devido à desvalorização do mercado de veículos usados. É fundamental permanecer atento aos prazos para conseguir descontos que são oferecidos pela Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro.

Valor do IPVA 2020 RJ

O valor do IPVA 2020 RJ é calculado tendo como base o valor de venda do veículo, que é estipulado na tabela FIPE no final do ano de 2019, além de se basear também na categoria do automóvel.

Sendo assim, em geral a alíquota gira em torno dos valores a seguir:

  • 0,5% para veículos de locação;
  • 1% para caminhões, táxis, automóveis movidos a gás natural ou energia elétrica;
  • 2% para ônibus, micro-ônibus e carros à álcool;
  • 3% para veículos de passeio e camionetas bicombustível;
  • 4% para automóveis de passeio e camionetas movidas à gasolina, além de carros importados.

Como se pode perceber, a taxa de IPVA é uma das mais caras a ser paga por proprietários de veículos. E é justamente esse débito o mais requerido, uma vez que o seu atraso implica no bloqueio do licenciamento anual. 

Em alguns estados (não inclui o Rio de Janeiro) a taxa de DPVAT costuma ser cobrada juntamente com o IPVA para diminuir a burocracia. A prática é uma boa estratégia para quem quer prevenir pendências futuras.

Como consultar o IPVA 2020 RJ

Consultar o IPVA 2020 RJ é muito simples e rápido. Basta acessar o site do Detran RJ e ter em mãos alguns dados que serão solicitados durante a navegação pela página. Depois de preencher uma série de itens solicitados pelo órgão, será possível ter acesso ao valor e ao boleto do IPVA 2020 RJ. Confira a seguir o passo a passo:

  1. Visite o site Detran RJ;
  2. Procure e clique na opção “IPVA – Orientações”. Você será direcionado à página da Secretaria da Fazenda do RJ;
    IPVA RJ 2020 Como pagar
  3. Clique no item “IPVA”;
    IPVA Rio de Janeiro Como Pagar
  4. Acesse o item “Emissão de guia de pagamento IPVA”;
    Emissão de IPVA RJ 2020
  5. Clique na opção “GRD – IPVA”;
  6. Aperte o botão “Continuar”;
  7. Coloque o número do RENAVAM, preenche o captcha de imagem solicitado pela página e clique em “Continuar”;
  8. Coloque a placa do veículo;
  9. Emita o boleto do IPVA.

Também é possível saber em que situação está o seu veículo por meio da consulta ao Renavam, coisa que pode ser feita por meio do site oficial do Detran RJ.

Como obter a 2ª via do boleto

Você pode acessar o boleto do IPVA 2020 RJ pelo próprio site do Detran RJ ou direto no site do Bradesco. Para isso, você deverá seguir as seguintes instruções:

  1. Após entrar no Detran RJ, escolha a opção “Veículo”, que fica no lado esquerdo da página;
  2. Vá na opção “IPVA” e escolha “Consulta (Bradesco)”;
    Emissão 2 via Rio de Janeiro
  3. Isso irá redirecionar você ao site do Bradesco. Lá, clique em “DETRAN RJ – GRD, DUDA e GRM”;
    Emissão 2 via IPVA RJ 2020
  4. Por fim, clique no botão “Gerar Boleto”.
    2 via IPVA RJ 2020

Calendário de pagamento do IPVA 2020 RJ

pagamento ipvaApós ter feito a consulta pelo site do Detran RJ e acessado o boleto para o pagamento do IPVA 2020 RJ, você poderá efetuar o pagamento do imposto tanto à vista quanto em até três parcelas iguais, o que ajuda a você organizar o seu orçamento e não ficar sem dinheiro.

Pagar o IPVA 2020 RJ à vista é mais benéfica pois é possível obter um desconto em relação ao valor total do tributo com essa opção.

É importante lembrar também que o atraso no pagamento do imposto pode acarretar em multa e juros em cima do valor das parcelas do IPVA. Além disso, pode deixar a documentação do seu veículo irregular, o que pode levar a sérios problemas e fazer com que você até mesmo perca o automóvel. Confira a seguir o calendário previsto para o pagamento do IPVA 2020 RJ:

IPVA RJ

Para você ficar dentro do prazo de pagamento do IPVA 2020 RJ, é importante se informar sobre o calendário de pagamento fornecido pelo DETRAN RJ. O calendário é normalmente dividido pela placa do veículo,sendo que costuma começar com os automóveis com placas terminadas em e o calendário finalizando com placas terminadas em 9.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 77

IPVA 2020 RJ – Consulta, Tabela, Como pagar – (DETRAN RJ)

Deixe um comentário