IPVA 2019 RJ DETRAN → Consulta, Tabela, Pagamento – [VALOR]

Se você possui um veículo automotor como moto ou carro e mora no Estado do Rio de Janeiro, então já deve se preparar para realizar o pagamento do IPVA 2019 RJ. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo cobrado anualmente, geralmente no início do ano, e que deve ser pago com outros tributos obrigatórios, como o DPVAT e o Licenciamento.

O calendário de pagamento do IPVA RJ já foi divulgado e os motoristas deverão ficar de olho para visualizar os dias em que deverão quitar o tributo.

Veja também:

Para ajudá-los a entender melhor o funcionamento do IPVA Rio de Janeiro e como realizar o pagamento, separamos dicas e informações a seguir muito importantes para os motoristas fluminenses e cariocas!

IPVA 2019 RJ

O IPVA RJ é um imposto cobrado pelo Estado todos os anos. A alíquota a ser cobrada possui critérios próprios em cada unidade federativa. No Rio de Janeiro, é desconto uma alíquota sobre o valor venal dos veículos. Essa taxa varia de acordo com a categoria de cada veículo. Diferente do Seguro Obrigatório, a arrecadação do IPVA não é aplicada em prol dos motoristas e assuntos relacionados ao trânsito.

IPVA 2019 RJ

Metade do valor arrecado é destinado para as cidades que emplacaram os veículos. A outra metade vai diretamente para os cofres do Governo Estadual. A Secretaria Estadual de Fazenda é quem decidirá o que será feito com o valor do IPVA Rio de Janeiro arrecadado. O montante deverá ser aplicado conforme orçamento instituído pela Sefaz.

O pagamento do IPVA 2019 RJ poderá ser realizado de duas formas: por cota única, o que gera algum desconto para os motoristas, e dividido em três vezes sem juros. Deixar de pagar pode trazer problemas, como a impossibilidade de pagar a taxa de licenciamento e, assim, deixar o seu veículo OK para o ano correspondente.

Consulta IPVA 2019 RJ

A melhor forma de saber se há alguma dívida relacionada a seu carro/moto, é realizando o nada consta da propriedade. O nada consta poderá ser acessado através do site do Detran Rio de Janeiro, e por meio da consulta o motorista poderá saber como anda a situação de seu veículo.

Ao consultar IPVA RJ é possível saber se há alguma pendência relacionada aos tributos (DPVAT, IPVA, etc), multas e mais.

Para fazer a consulta, sigas as dicas a seguir:

IPVA 2019 RJ

Passo 01. Acesse o site do Detran RJ (www.rj.detran.gov.br) e clique em “Consultar Infrações”. Ou clique aqui para ir diretamente para essa página (http://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=16&tipo=consulta_multa).


Passo 02. Agora será necessário informar o número do Renavam, os caracteres que aparecem no canto direito e depois clicar em Consultar.


Passo 03. Dentro de poucos segundos o sistema retornará com todas as informações relacionadas ao seu veículo. Nesse caso, se houver multas, infrações de trânsito, pendências tributárias etc, será mostrado em uma simples consulta.


Na página aparecerá a data das dívidas e os valores simulados a serem pagos para regulamentar a situação do veículo consultado. Caso você queira negociar uma forma de pagar as dívidas, entre em contato com o Detran RJ e veja como eles poderão te ajudar nesse caso.

Tabela IPVA 2019 RJ

O calendário de pagamento IPVA RJ é um cronograma publicado pelo Detran Rio de Janeiro para mostrar as datas em que os motoristas deverão pagar o IPVA e o DPVAT.

A tabela IPVA 2019 RJ traz os dias de acordo com o número final da placa dos veículos. Dessa maneira, basta olhar para a tabela para saber o dia em que o tributo deverá ser pago, levando em consideração a forma como o imposto será pago (cota única ou parcelo) e o número final do veículo.

Saiba mais a seguir:

LICENCIAMENTO 2019 RJ

Pagamento IPVA 2019 RJ

O pagamento do IPVA RJ poderá ser realizado em qualquer agência do Banco do Brasil. Os motoristas só precisarão levar o número do Renavam e do valor a ser pago, levando em conta as informações referentes ao calendário oficial. Ao chegar no locla, informe o número de renavam e a forma que deseja pagar o imposto.

Com o boleto IPVA 2019 RJ em mãos é possível realizar o pagamento em qualquer agência bancária. Basta chegar ao local, apresentar o boleto e o dinheiro para quitar a dívida.

A diferença é que pagamento através do Banco do Brasil a dívida é abatida na mesma hora. Após quitar o imposto, a situação do veículo fica regulamentada para o respectivo ano.


Saiba Mais:

O IPVA RJ 2019 é um imposto cobrado todos os anos e que gera bastante dor de cabeça caso não seja pago. É por isso que é importante ficar de olho nas datas para não deixar essa data passar.

Ficou com dúvidas sobre o IPVA 2019 RJ? Faça um comentário!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

IPVA 2019 RJ DETRAN → Consulta, Tabela, Pagamento – [VALOR]

Deixe um comentário