DETRAN RJ → CONSULTA, MULTAS, LICENCIAMENTO, SIMULADO

O Detran RJ é o órgãos responsável por fiscalizar os condutores e automóveis que transitam pelas ruas e avenidas do Estado do Rio de Janeiro. É a autoridade máxima quando se fala em trânsito, sendo também responsável pela certificação de novos condutores em todas as regiões do Brasil.

Para quem está pensando em tirar a primeira carteira de habilitação ou realizar consultas sobre a situação de seu veículo, é muito importante conhecer o portal do Detran Rio de Janeiro para verificar todos os serviços que são oferecidos no espaço.

Veja também:

Para conhecer um pouco mais sobre o Detran do RJ, confira a seguir mais informações sobre a instituição e sobre os serviços oferecidos através da internet.

Detran RJ

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro, mais conhecido como Detran RJ, é uma instituição responsável por fiscalizar carros e condutores que transitam nas vias do Rio de Janeiro.

DETRAN RJ

A instituição atua fiscalizando os condutores, as condições de segurança do veículo, a forma como os motoristas estão dirigindo e uma série de outros fatores que influenciam na segunda das estradas/ruas, assim como a própria segurança dos motoristas e dos pedestres.

Através do site do Detran Rio de Janeiro é possível realizar consultas sobre a situação de um veículo, poupando bastante tempo dos motoristas que desejam obter mais informações sobre suas propriedades. Além disso, há informações sobre a primeira carteira de habilitação, dicas para quem está prestes a fazer a prova teórica e até um simulado com 30 questões teóricas para ajudar os futuros motoristas.

Muitos motoristas não sabem, mas é possível consultar multas, licenciamento,  o IPVA, o DPVAT, o Renavam e uma série de outras informações através do site do Detran. E isso de forma simples, dando apenas alguns cliques do mouse. A seguir mostraremos como você pode obter informações importantes sobre o seu carro/moto/etc.

IPVA 2020 RJ Detran

O IPVA RJ nada mais é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, que como já diz o nome, recai sobre todo proprietário de automóvel no estado do Rio de Janeiro. É um tributo anual e obrigatório administrado pelo Departamento Estadual de Trânsito, também conhecido como Detran RJ.

A cobrança do IPVA é realizada da seguinte forma: 50% do valor arrecadado é enviado para os cofres do estado, enquanto os outros 50% fica para o município em que o automóvel foi licenciado. Toda a verba é convertida em melhorias no infraestrutura das cidades cariocas, por isso é essencial estar sempre em dias com seu imposto.

O pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores pode ser realizado de duas maneiras diferentes:

  • Parcelado: Várias Parcelas;
  • Cota Única: À vista – com desconto.

E para saber o valor exato que você deverá pagar de IPVA RJ de seu veículo, basta acessa o site do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro. Entenda melhor com o nosso guia explicativo abaixo:

  • Acesse http://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=16&tipo=consulta_multa;
  • Informe o número do seu Renavam;
  • Preencha o Código de Segurança;
  • Clique em “Consultar”.

Pronto! Seguindo as etapas que listamos acima, você conseguirá saber o valor da sua dívida com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, além de conferir também a data para quitá-la. Caso já esteja dentro do prazo para o pagamento, basta que, ainda no site, você imprima a guia de pagamento e dirija-se à uma das agências bancárias a seguir:

  • Banco Bradesco S.A.
  • Banco Banco do Brasil S.A.
  • Banco Itaú Unibanco S.A.
  • Banco Santander Banespa S.A.

A dívida com o IPVA Rio de Janeiro poderá ser quitada de duas maneiras diferentes. São elas:

  • Cota Única: À vista – com desconto;
  • Parcelada: Várias Parcelas.

Lembre-se sempre de quitar as suas dívidas veiculares nas datas estabelecidas, evitando assim, a aplicação de juros e multas que resultarão na perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Licenciamento 2020 RJ

O Licenciamento de Veículos RJ também é um tributo anual e obrigatório que deve ser pago pelos proprietários de automóveis no estado do Rio. Este é um imposto essencial, pois é ele quem garantirá que o seu veículo se encontra dentro dos padrões de segurança e ambientais estabelecidos pelo Detran.

Ele deve ser pago juntamente com o IPVA, cabendo aos motoristas consultarem o valor do Licenciamento através do site do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro. Para refrescar sua memória, deixaremos o procedimento disponível abaixo.

  • Acesse o site do Detran RJ (http://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=16&tipo=consulta_multa);
  • Preencha o campo em branco com o nº de seu RENAVAM;
  • Informe o Código de Segurança;
  • Clique em “Consultar”.

O pagamento do Licenciamento RJ pode ser realizado diretamente em uma das agências bancárias que mencionamos anteriormente. São elas:

  • Banco Bradesco S.A.
  • Banco Banco do Brasil S.A.
  • Banco Itaú Unibanco S.A.
  • Banco Santander Banespa S.A.

Lembre-se sempre de quitar a sua dívida dentro das datas estabelecidas, caso contrário, estará sujeito à multas e pontos descontados na carteiras se for pego em uma blitz, por exemplo.

DPVAT 2020 RJ

O DPVAT é um seguro que indeniza vítimas de acidentes de trânsito, sejam elas motoristas, passageiros ou pedestres, inclusive estrangeiros. A emissão do licenciamento somente ocorrerá após a quitação das parcelas deste seguro e demais débitos.

Caso o veículo não esteja com o DPVAT em dia, o proprietário, se acidentado, perde o direito à cobertura do Seguro. Este tributo não cobre danos materiais. O boleto para pagamento deve ser retirado no site da Seguradora Líder, administradora do Seguro.

Veja o passo a passo abaixo:


Passo 1: Acesse o endereço eletrônico https://pagamento.dpvatsegurodotransito.com.br/;

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 2: Preencha os dados solicitados (Renavam, placa do veículo e o e-mail);


Passo 3: Para finalizar, clique em Continuar.


Para que o processo seja mais simples, não é mais necessário informar o CPF ou CNPJ para geração do boleto. Antes de realizar o pagamento, confira os dados apresentados no seu boleto, conforme consta no certificado do seu veículo.

O boleto pode ser pago em qualquer um dos Bancos conveniados a seguir:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal (CEF);
  • Itaú;
  • Santander.

Não há desconto para pagamento antecipado do Seguro DPVAT. O valor do Seguro DPVAT é definido pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e varia conforme a categoria do veículo.

Consulta Multas

Receber uma multa é sinal de dor de cabeça, ainda mais quando a infração é de um valor alto. Saber consultar multas através do site do departamento de trânsito é muito simples, e essencial em alguns casos (como acontece na compra de outros veículos).

O processo é muito simples, bastando possuir uma boa conexão com a internet e um dispositivo como um computador ou notebook. Além de estar com os documentos do veículo a ser consultado em mãos.

Veja como consultar multas Detran RJ a seguir:

DETRAN RJ


Passo 01: Acesse a página de multas localizada na página do Detran RJ (http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=1410). Espere a página abrir totalmente.


Passo 02: Agora será possível visualizar algumas opções, como: consulta por pontuação, emitir nada consta CNH, acompanhar o processo e muito mais. Clique em “nada consta”.


Passo 03: Insira o número do seu CPF, o número da CNH e o código de segurança que aparecerá no canto direito da tela. Depois de preencher todos os campos, clique em “Consultar”.


Dentro de poucos segundos será possível visualizar todas as multas relacionadas a esse veículo, assim como os dias e o horário em que elas foram aplicadas. Nessa mesma página será possível contestar as multas e entrar com um recurso online.

Consultar Renavam

O Renavam RJ é uma numeração que identifica o automóvel. Cada veículo possui uma numeração única, utilizada para identificá-lo e para pesquisar o seu histórico (multas, infrações, tributos, se está em dia, etc). Consultar o Renavam Detran Rio de Janeiro é tão simples quanto consultar as multas e outras infrações de trânsito.

No conteúdo a seguir mostraremos como você poderá consultar o documento com apenas alguns minutos:

DETRAN RJ


Passo 01: Acesse a página para consultar infrações (http://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=11&tipo=consulta_multa).


Passo 02: Em seguida, informe o número do Renavam que deseja consultar e os caracteres que aparecem na imagem de segurança, localizada no canto direito da tela. Clique em consultar.


Passo 03: Dentro de instantes será possível consultar a numeração do veículo e, assim, todas as infrações e débitos relacionados.


Simulado Detran RJ

O simulado Detran Rio de Janeiro é uma ferramenta onde os motoristas que estão prestes a tirar a carteira, ou realizar a renovação da CNH, poderão testar os seus conhecimentos em uma prova online. Essa prova só serve mesmo para que os candidatos treinem os seus conhecimentos.

O simulado RJ é composto pro 30 questões que abrangem normas, leis e as disciplinas relacionadas a obtenção da carteira. Se os participantes acertarem 21 questões, o que correspondente a 70% da prova, eles poderão ser considerarem “aprovados”.

Para fazer o simulado Detran RJ, siga abaixo:

Detran RJ

  • Acesse http://simulado.detran.rj.gov.br;
  • Selecione a Prova (1ª Habilitação, Renovação, CRCI);
  • Responda todas as questões no tempo determinado.

É uma excelente ferramenta para se preparar para fazer a prova teórica. Vá praticando até acertar todas as questões apresentadas no simulado Rio de Janeiro.

Saiba Mais:

Endereço e telefone

Para visitar a sede do Detran RJ e tirar dúvidas ou pedir orientações para algum assunto específico, visite: Avenida Presidente Vargas, 817 – Centro – Rio de Janeiro – RJ, CEP 20.071 – 004.

A instituição funciona de segunda à sábado, das 08:00 as 17 horas. Para entrar em contato via telefone, ligue para:  (21) 3460-4040.


Se você ficou com alguma dúvida relacionada ao Detran RJ, ou deseja compartilhar dicas ou experiência, deixe um comentário abaixo!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

DETRAN RJ → CONSULTA, MULTAS, LICENCIAMENTO, SIMULADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *